sábado, 26 de dezembro de 2015

Mmezanino p/ Estoque


Usados normalmente como estruturas internas de edificações, o mezanino é um pavimento intermediário encaixado entre dois andares, onde o piso superior ocupa apenas uma parte da construção. Porém, o mezanino não é considerado na área total da edificação.
Podendo ocupar uma área máxima entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) da área do piso do imóvel, dependendo da legislação vigente de cada Município, o mezanino tornou-se uma das soluções mais indicadas no aumento da área útil de um imóvel, devido à facilidade de instalação e custos relativamente baixos.
O mezanino é uma solução presente em muitas edificações, principalmente nas lojas de shopping centers, nos galpões industriais e escritórios, onde as construções têm pé-direito alto. Os mezaninos para casas também é bem procurado. Para quem trabalha com estoque grande e variado de produtos, o mezaninos também é a melhor alternativa, pois fornece um aumento significativo da área de estoque dos produtos.
No caso de shopping centers, a associação que congrega os empreendedores do ramo, a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers), não define nenhum padrão dimensional para construção de mezaninos em lojas. Cada shopping center tem seu próprio padrão de mezanino o que normalmente, é definido em função do melhor aproveitamento da área da loja.
Para construção de um mezanino é necessário elementos estruturais leves, de fácil e rápida montagem que permitam uma obra livre de poeira e entulhos, pois, geralmente são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades. Desta forma, tornou-se comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e, painéis de madeira no piso.
Para a execução de um projeto de mezanino é necessária a intervenção de um responsável técnico – um profissional qualificado tanto para o cálculo como para a especificação dos materiais e do processo construtivo do mezanino.
Hoje a solução mais eficiente para se construir um mezanino é a utilização de estrutura metálica e pisos com Painéis Wall. Os pisos de Painel Wall, indicados para construção de mezaninos, dentre outras aplicações, são compostos de miolo de madeira maciça revestida, laminada ou sarrafeada, revestida de compensados com colagem à prova d'água. Se comparado com a construção de um mezanino em Painel Wall e um mezanino construída em concreto, a construção do mezanino em Painel Wall é a solução mais racional, pois a estrutura em Painel Wall pesa aproximadamente 60 kg/ m², para uma resistência de até 500 kgf/ m². O resultado não poderia ser outro: a estrutura metálica com Painel Wall é a solução mais adequada para construção de um mezanino e também a mais barata, comparada ao concreto. O concreto pesa 5 vezes mais que a estrutura metálica com Painel Wall.
A solução em Painel Wall para construção de mezaninos, suporta altas cargas, com um número menor de apoios além de permitir vencer grandes vãos sem interferir no layout dos ambientes.

As principais vantagens na execução do mezanino com estrutura metálica

  • Maior velocidade e simplicidade na execução do mezanino, pois a estrutura metálica é muito mais leve e precisa;
  • O piso em Painel Wall já vem acabado tornando mais fácil a aplicação de qualquer tipo de acabamento final no mezanino;
  • É muito mais fácil a ancoragem da estrutura metálica na estrutura existente, seja qual for o tipo dela;
  • Não gera entulhos e nem desperdícios.

As principais desvantagens na execução do mezanino com estrutura de concreto

  • Com vigas e laje de concreto (pré-moldada, treliçada ou maciça) é preciso considerar custos extras e o principal deles seria o de escoramento metálico por cerca de 28 dias relativo ao período de cura, somado ao tempo de armação da laje, acrescido ainda do prazo para entrega do produto. Tudo isso implica em um aumento do cronograma físico em cerca de um mês e meio;
  • Movimentação e colocação do material dentro da obra devido ao seu peso;
  • Necessidade de regularização do concreto para a aplicação de um acabamento final;
  • Custos extras pelo maior prazo de obra como o de engenheiro, mestre de obra e vigilância.
Segue tabela comparativa de preços do Painel Wall e um Painel Treliçado de Concreto para um mezanino de 66 m2:





Projetos de Mezaninos Galpões Metálicos e Arquitetura 




Nenhum comentário: